domingo, 9 de setembro de 2012

A Fé e a Palavra


Diversas vezes nas escrituras, a iniciação a fé é apresentada como se fosse uma cura para a nossa surdez ou para nosso mutismo. Não é um acaso. A fé, uma vez vivida com radicalidade, faz com que o ser humano seja mais atento a palavra de Deus e o torna um anunciador da mesma palavra; por outro lado a ausência de fé, torna o ser humano surdo e mudo. A passagem da incredulidade à fé comporta, pois, uma cura do nosso mutismo e da nossa surdez (Evangelho de Marcos 7, 31-37).

O profeta Isaías, seguindo também esta lógica, considera a cura de uma moléstia física como libertação do defeito moral, imagina a futura restauração messiânica como uma intervenção de Deus para alívio dos deprimidos, dos cegos, dos surdos, dos coxos e dos mudos (Isaías 35, 4-7a).

Marcos integrou este milagre narrado em um ritual de iniciação batismal já existente; a passagem parece ser um eco disso. Os mais antigos rituais batismais já previam um rito sobre os sentidos (olhos em At 9,17; nariz e ouvidos na Tradição de Hipólito).

Aquilo que nosso Rito hoje traz como “Éfeta”, a ordem para que se abram os sentidos daquele que está sendo iniciado, e que por muitas vezes tem sido deixado de lado. O próprio Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (RICA) diz o seguinte a respeito do Éfeta: “Este rito, por seu próprio simbolismo, sugere a necessidade da graça para ouvir e professar a Palavra de Deus, a fim de se alcançar a salvação” (RICA nº. 200).

Nos ritos do catecumenato realizado em torno de suas etapas, maneira ordinária de se realizar a iniciação cristã dos adultos, naqueles que são chamados tempo de purificação e iluminação, mormente no sábado santo, nos ritos de preparação imediata, o sacerdote toca os sentidos dos eleitos e diz: “Éfeta, isto é, abra-te, a fim de proclamares o que ouviste, para louvor e glória de Deus”.

Infelizmente, o RICA ainda não está sendo aplicado com facilidade na maioria de nossas paróquias. Mas, a riqueza da espiritualidade que a liturgia da palavra de hoje nos traz. Me força a uma reflexão, a Iniciação Cristã precisa ser um momento impar, inesquecível, uma cura. E assim, nos levará a ter uma língua solta, os ouvidos abertos, e enfim, como Jesus Cristo, nós poderemos inspirar outros e outras a ouvirem melhor e a anunciarem com mais vigor.

Que o Cristo nos abençoe. E abra nossos corações a Graça do Pai.



Lucas Neto


Nenhum comentário:

Postar um comentário