quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O QUE A VIDA QUER DE NÓS?


Viver é mesmo uma arte, e poucos de nós sabem como desenvolver a contento sua vida. Eu mesmo, pergunto por vezes – será que tenho vivido aquilo que a vida tem de melhor? Sobretudo, neste período em que os embates tem sido tantos.

Mas, vejamos! Deus quando na sua magnífica vontade nos criou – nos deu? Vida – então é para viver! Com o lugar comum “o que a vida quer é coragem” eu entro no assunto onde estou tentando chegar.

Por esses dias passou por Guarapari uma figura curiosa, João Mensageiro de Deus, sim esse é o nome pelo qual o atual o andarilho, que já percorreu parte do mundo com uma bíblia em baixo do braço, um chapéu de palha e uma camisa feita com um saco de estopa, é conhecido. Faz seus percursos a pé ou de carona. Dessa forma foi que ele já conseguiu chegar em seis países diferentes e em mais de cem cidades. Sua casa é a rua. E sua identidade é uma placa que ele carrega no peito com as expressões “Não te inibas! Pergunta-me! É de graça!”.

Conhecido pelas suas peregrinações, João de Deus conta que caminha pelas ruas sem interromper as pessoas para falar das provas científicas de que Deus existe.

“Acho inconveniente fazer com pessoas escutem o que não querem ouvir. Por isso ando com uma identificação para que me abordem e não o contrário”, disse ele.

João de Deus, cujo nome de batismo é Nelson Betinez, tem 63 anos, nasceu no Uruguai e adotou a missão há oito anos, quando viajava pelo deserto peruano e recebeu um recado divino, o qual ordenava que Nelson passasse a se chamar João.

Segundo ele, com a mudança também lhe foi concedido o dom de deixar a palavra de Deus por todos os lugares que costuma ir. E assim o fez.

“Não sigo nenhuma denominação. Católica ou protestante. Sou simplesmente de Deus e meu estudo é feito somente através da Bíblia. As facções utilizam muitas regras de autoria do homem e por isso não me dedico a elas”, declara João.

João se refere a Nelson Benitez como se fosse outra pessoa. Não possui documentos e anda apenas com algumas fotos que registram os lugares por onde passou, as pessoas que conheceu e as dificuldades que enfrentou.

Ainda no Uruguai, Nelson chegou a estudar Engenharia Civil, mas trancou seus estudos em função de seu cargo de oficial da polícia uruguaia. Quando pôde dar continuidade aos estudos, formou-se em matemática. Abandonou a polícia após nove anos de serviço e montou um laboratório de fotografia.

Como fotógrafo profissional, aos 30 anos, ele se manteve no Canadá, onde se refugiou após ter sido banido de seu país por ser contra a ditadura. Casou e teve dois filhos, os quais não vê há anos.

Trabalhou como caminhoneiro em estradas que o levava a diversos países, e após sofrer perseguição política perdeu tudo e passou a morar nas ruas da Argentina.
João conta que Nelson foi católico até os 37 anos. Desde então, passou a ser ateu e só voltou a acreditar em Deus 18 anos depois do abandono de sua religião, quando recebeu a mensagem divina que o tornou João de Deus.



Bem, essa história pode parecer estranha, cômica ou até mesmo comum. Mas o que me fez refletir sobre – o que a vida quer de nós – foi que mesmo com uma história assim o João Mensageiro de Deus é um senhor feliz. Se encontrar a felicidade é estar com Deus e se estar com Deus exige renuncia, bem, pode ser que ele tenha encontrado a formula da felicidade.

Fica essa reflexão!


Lucas Neto



Nenhum comentário:

Postar um comentário